domingo, 10 de junho de 2012

Greve, em particular a dos professores

Me deu uma vontade de escrever, daquelas que eu tinha há anos atrás; eis que o blog está aqui, pronto para satisfazer o meu desejo repentino. Mas estou diferente em muitos aspectos, e tanta diferença tem que se mostrar, se não na maneira de escrever, no tema exposto.
Muito pouco se ouve sobre a greve nacional dos professores, em relação ao que se deveria ouvir visto a dimensão que toma, principalmente porque a grande mídia, quando fala, desmotiva e desvaloriza a greve. E embora seja muito triste, é óbvio o motivo de tal ataque. A greve é um instrumento muito poderoso de luta dos movimentos sociais e classes trabalhadoras contra as opressões cotidianas geradas pela lógica do capital, e que sempre irá afetar o lado mais fraco: o lado sem grana.
Eu não sei qual é a sua opinião sobre a greve, e acredite, eu entendo porque você tende a achar que não é uma coisa boa; e vou dizer o porquê. Você liga a TV e assiste o Jornal Nacional, vai na banca e lê a Folha, vai em algum consultório e lê a Veja (enquanto espera para ser atendido); além disso você é movido, assim como toda a nossa sociedade, pela lógica (individualista) do capital, então sempre que pensa na greve, pensa primeiro em como isso te afetaria; sendo que no caso qualquer um que esteja em uma instituição federal de ensino superior se sentirá lesado por possivelmente perder aulas ou ter que repor durante as "férias".
Acho que isso mostra, por mais que não esteja claro, que sou sim a favor da greve nacional, e mais, apoiaria uma greve estudantil concomitante pois daria ainda mais união a uma luta, a meu ver, mais do que justa, legítima. A greve é um instrumento a toda classe trabalhadora injustiçada (várias) que se unifique e lute com embasamento político e argumentos sólidos; e um instrumento formidável diga-se de passagem.
E o que os professores reivindicam é um salário decente (todos concordam com isso), uma jornada de trabalho mais justa, em que se incorpore ao salário de fato as gratificações (ao redor de 13 diferentes se não me engano), que exige ainda mais do profissional (e todos concordam que deve receber de acordo com o exigido). Eles se baseiam em uma pesquisa do Dieese, um órgão legítimo (não lembro direito, mas fiquem a vontade para pesquisar, Dr. Google ta na mão - para quem já está lendo esse post obviamente) que fez um levantamento do mínimo que um professor de ensino superior deveria ganhar no Brasil e chegou a exorbitantes R$ 2.399,00 mensais (dinheiro PRA CARALEO né senhores deputados?).
Acho válido pensar primeiro em você e ver se te prejudica ou não, mas por favor, pense também no outro lado, leia também quem pensa diferente, sempre RESPEITE as opiniões que divergem da sua e fortaleça sua argumentação lendo os DOIS LADOS.
Espero que não tenha perdido seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário